Rafting Apiúna, Trecho Morro da Cruz

escrito por Marlon Augusto Heiber

   É sempre bom realizar uma atividade que reúne vários gostos em um único lugar, dentre várias que existem, do Rafting é que quero falar.


Aventura em natureza, natureza em diversão, diversão em equipe, equipe com emoção!

Assim como no futebol e basquete, o Rafting é um esporte em equipe, mesmo sem competir com outro bote, para que navegue corretamente pela corredeira, é necessário que todos os participantes do bote remem sincronizadamente.


Além de remar em sincronia, é necessário sempre estar atento aos comandos do capitão do bote, ele que ordena qual lado do bote deve remar a frente, qual lado deve ramar pra traz, remar com força, remar normalmente, e principalmente o momento correto de "pisar" que significa guardar o remo conforme o treinamento pra ninguém se machucar e se abaixar dentro do bote para a descida da corredeira.
A primeira vez que pratiquei Rafting foi em 2006 em Bonito - MS, um Rafting tranquilo, com a maior parte do rio em águas calmas cheio de paisagens maravilhosas da natureza.

Por falar em Bonito - MS, é um lugar maravilhoso que ainda quero fazer uma postagem sobre lá.

Pela cidade de Apiúna, localizada no Vale Europeu de Santa Catarina, passa o Rio Itajaí-Açu, e neste rio, existem vários trechos que são propícios para a pratica de Rafting. Um deles é o Trecho Morro da Cruz, que além de toda aventura radical com os córregos, é possível apreciar várias paisagens muitos lindas, tais como o Morro da Cruz.   

A agência de Turismo "Porto de Turimos" localizada na cidade de Itajaí organizou o evento, todos que estavam no grupo se reuniram na cidade de Itajaí de onde o ônibus partiu pra Apiúna. Em Apiúna existem algumas empresas de Rafting, a que nos recebeu e forneceu toda diversão foi a empresa Ativa Rafting.

Antes de começar, todos devem receber os equipamentos de segurança, fazer os exercícios de alongamento e aquecimento, receber o treinamento e realizar o mergulho de batismo para Rafting com emoção.

Sempre que for para uma aventura de Rafting, escolha bem o grupo que ficará no mesmo bote e veja se todos que estão nele querem realizar a aventura com emoção ou sem emoção. Uma vez que tiver apenas um integrante do bote que preferir sem emoção, o guia não passará pelos lugares mais radicais e fará o passeio sem emoção e sem a queda de batimos.

Para aqueles que querem ir apenas para apreciar a natureza, o passeio sem emoção também é legal, dificilmente alguém cai do bote, mas pode acontecer, porém existem todos os equipamentos de segurança para estas ocasiões.

A atividade é demorada e a que fizemos levou em média 3 horas, e é claro, depois de 3 horas de esporte, todos querem uma boa refeição, ainda bem que na Ativa Rafting isso não faltou, nos alimentamos muito bem e o almoço já estava incluso no pacote. 

Quanto as condições de Rafting, quase sempre é possível realizar, nas épocas de cheias do rio é utilizado um percurso para tal, e nas épocas de baixo nível da água são utilizados outros percursos. Inclusive é possível realizar o Rafting Noturno, ou da Lua Cheia, com muita adrenalina!

Quando se está praticando Rafting pela Ativa Rafting, junto acompanha em outro bote um fotógrafo que no final oferece a venda do CD com as fotos e vídeos do passeio. O CD custa R$ 70,00 por bote.

O Rafting apesar de ser um esporte com muita diversão também é um esporte que apresenta muitos riscos de lesões corporais até mesmo de vida, por isso é sempre necessário utilizar os equipamentos de segurança, prestar atenção no instrutor e realizar a atividade para o seu nível de experiência. Existem os níveis aventura/intermediários, e o nível avançados, que por apresentar mais riscos, só é permitido realizar quem já tem maior experiencia.

Para baixas temperaturas, também é possível alugar a roupa de neoprene, Anorak e tênis direto com a Ativa Rafting.


Para mais informações e agendamento, consulte: 



Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Que lugar lindo,só não me arriscaria entrar no rio...morro de medo! kk amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca! Eu também não arriscaria, só de ver aquela queda eu já entro em desespero, haha! Obrigada por visitar o blog, volte sempre :D

      Excluir
  2. Ei, primeira vez aqui e adorei o blog! Nunca tinha visto nada do tipo rs, gostei da parceria de vocês �� e que lugar lindo, hein?

    Dá uma passada lá no blog quando puder, se gostar não esquece de seguir: http://miadogelado.wordpress.com

    Beijo!!

    ResponderExcluir