Projeto TAMAR - Pirambu/SE

escrito por Naiara Santos Heiber

   Nada mais gostoso do que passar as férias em um lugar diferente e conhecer coisas novas não é? Melhor ainda é receber um convite para passar o final de ano em Aracaju - SE. Chegamos aqui na madrugada do dia 27 de Dezembro. Nos primeiros dias conhecemos o município de Pirambu, localizado na faixa litorânea, no extremo leste do estado de Sergipe.

Em Pirambu, foi instalada a primeira base do TAMAR, em 1982. Para quem nunca ouviu falar e não conhece o TAMAR é um projeto que luta pela preservação das tartarugas marinhas, que estão ameaçadas de extinção.

Com muita sorte, no dia que estávamos na praia de Pirambu (Segunda maior praia de Desovas de tartarugas no Brasil), o Biólogo do TAMAR comunicou que fariam a soltura dos filhotes de tartaruga-cabeçuda. 
No Brasil, as áreas prioritárias de desova dessas tartaruguinhas estão localizadas no norte da Bahia, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ilhas Oceânicas de Fernando de Noronha - PE e Trindade-ES. 

Ao nascerem, as tartaruguinhas rumam imediatamente para o alto-mar, onde atingem zonas de convergência de correntes que formam grandes aglomerados de algas (principalmente sargaços) e matéria orgânica flutuante. Nestas áreas, que formam um verdadeiro ecossistema, os filhotes encontram alimento e proteção. E assim permanecem, por vários anos, migrando passivamente pelo oceano.

Poder assistir esse acontecimento foi incrível e muito emocionante.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário