Pico Jurapê - Joinville/SC

escrito por Marlon Augusto Heiber

   Desde criança sempre disse pra mim que um dia iria subir o Pico Jurapê. Várias vezes que passava pela região do Vila Nova e Piraí em Joinville, olhava para a montanha e pensava, "um dia quero estar lá em cima".

Sabendo que o tempo em Joinville é uma caixinha de surpresas, marquei a subida para dia 29 de Maio de 2015 com o Ademir.  Choveu a semana inteira, já estávamos quase certos que o tempo iria estar ruim e que teríamos que cancelar a subida ao Jurapê. Foi quando na tarde do dia 28 de maio parou de chover e o tempo pareceu mudar. Como moro à aproximadamente 15 minutos de carro do local para deixar o carro para subir a montanha, deixamos marcado para nos encontrarmos as 6:30 na esperança de tempo bom.



Com toda certeza tivemos sorte, o tempo estava perfeito.



Toda parte da trilha é bem fechada, existem poucas frestas entre as árvores para visualizar o quanto já foi subido. Porém quando surgiu a primeira vista aberta das montanhas foi encantador.


O Pico Jurapê tem o nível de dificuldade classificado como "Difícil", existem trechos que são bem íngremes e perigosos, necessitando de auxilio de cordas que estão amarradas nos cantos das trilhas, o início da trilha é bem fácil e depois a dificuldade vai aumentando.

O tempo de subida sempre varia do condicionamento físico e peso que a pessoa que está subindo leva, porém a média é de 3 a 4 horas para subida sem muito peso. Carregando carga para acampamento esse tempo aumenta bastante não só pela dificuldade relacionada ao desgaste físico, mas também pelos trechos sinuosos que com uma mochila pesada pede se tornar perigoso. 


A vista lá de cima é maravilhosa, é possível visualizar Joinville inteira e várias outras montanhas nas proximidades.


O Pico Jurapê têm 1149 metros de altitude. Para chegar ao pico pela trilha de 5,4 km, é preciso subir uma primeira montanha, descer bastante uma descida bem íngreme  e então subir o Jurapê com outra subida bem íngreme.


Diferente de várias montanhas, a diferença de tempo de descida e subida do Jurapê não é tão grande igual outras montanhas da região, como é um trilha bem técnica,  boa parte da descida é preciso descer com muito cuidado para não se acidentar, e a nossa descida acabou levando aproximadamente 2 horas.



Se quiser ver mais vídeos do Jurapê e de outros passeios se inscreva no nosso canal: CASAL PARCEIRO e nos acompanhe!

Confira também, o link do GPS da Trilha AQUI!



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário