Lagoinha de Leste e Morro da Coroa - FLorianópolis/SC

escrito por Marlon Augusto Heiber

   Dois lugares muito legais que indicamos para visitar em Florianópolis/SC,  são a Lagoinha de Leste e o Morro da Coroa. Ambos ficam próximos um do outro. Porém para acessar o Morro da Coroa, é preciso chegar até Lagoinha de Leste.


Localizada no Sul da ilha de Santa Catarina, uma das mais belas praias de Florianópolis, Lagoinha de Leste trás muitos encantos em meio a natureza.

Foto: Mauro Fanha

Um dos maiores motivos de ser um atrativo para os turistas, além das belezas naturais, é que Lagoinha de Leste é considerada uma praia deserta e de acesso não muito fácil. Ela é classificada como área de preservação permanente e fica dentro de um parque municipal com uma área total de 453 hectares, por isso não é permitido construir casas, comércio ou estradas.

Os acessos comuns são somente via trilhas e alguns pescadores via mar. Porém via mar é um acesso muito perigoso, visto que na praia existem ondas com bastante arrebentações. A maioria dos pescadores que vão até a praia via mar, embarcam da praia de Pântano do Sul, também localizada em Florianópolis, e é o local onde deixamos os carros para chegar até Lagoinha do Leste.

Foto: Jairo Dias

Na praia de Pântano do Sul existem estacionamentos próximos ao acesso das trilhas e bons restaurantes na beira do mar. Porém também é possível chegar até Lagoinha de Leste pela trilha com acesso pela praia de Matadeiro.


Do Morro da Coroa é possível avistar a Lagoinha de Leste, que tem este nome por conta da lagoa de estuário que se esconde atrás da restinga tendo origem num rio que nasce no Morro do Matadeiro, e que também é possível avistar do alto do Morro da Coroa.  


A praia da Lagoinha fica entre dois costões que entram no oceano, formando uma paisagem linda com águas cristalinas e com a bela Mata Atlântica com belezas exuberantes e grande biodiversidade. Em algumas raras ocasiões, por conta das algas fosforescentes (plânctons bioluminescentes ) é possível visualizar brilhos fortes na água, e até mesmo a noite.

Foto: Jairo Dias
Além da vista do oceano e da praia, o próprio Morro da Coroa têm suas belezas. As formações rochosa que lembrar uma coroa são um atrativo para a subida. Porém a trilha em alguns momentos é perigosa, por além de ser íngreme e ter que usar braços para superar os desníveis, ela apresenta bastante pedras soltas e descem rolando ao serem empurradas.


Os aproximados 230 metros de altitude nos dão as sensações de liberdade e conquista com uma paisagem de uma paraíso maravilho.

Segue link do GPS da nossa atividade: https://connect.garmin.com/activity/601864858



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário