Usina Hidrelétrica e Cachoeira do Piraí - Joinville/SC

escrito por Marlon Augusto Heiber

   A área rural de Joinville, além de ser grande em tamanho, é muito grande em belezas naturais. desta vez resolvemos visitar a hidroelétrica da Celesc e a famosa cachoeira do rio Piraí.



No final da Estrada do Salto 1, é que se localiza a primeira hidrelétrica do estado de Santa Catarina, responsável por tornar Joinville uma das poucas cidades do Brasil com energia elétrica no início do século XX.



O acesso para a usina e a cachoeira é restrito, no final da Estrada do Salto 1 encontra-se um portão fechado e foi possível entrar somente por conta da organização da Fundação Turística de Joinville, quando em alguns dias do ano abre os portões para visitações.


A Cacheira do Salto possui 160m de altura, e todo fluxo de água é liberado pelas represas que se encontram lá em cima. Ao lado da cachoeira, existe uma tubulação de 960 metros a qual leva água com muita pressão diretamente para as 3 turbinas da usina.


A Hidrelétrica foi inaugurada em 14 de fevereiro de 1909, e na época gerava bastante energia, hoje ela somente funciona se receber energia de entrada e serve mais como estabilizadora de rede elétrica.


A cachoeira apesar de ter um fluxo de água pequeno fora da temporada de chuvas, é avistada de várias regiões de Joinville, muitos turistas da região e de fora, vão até o final da Estrada do Salto 1 somente para apreciá-la do lado de fora dos portões.


A Usina representa muito para a história de Joinville, além de movimentar a indústria na região no século XX, ela passou por várias etapas interessantes até sua última modificação. No início, ela tinha turbinas geradoras a menos. A represa foi construída somente em 1925 e no dia da inauguração oficial, por incrível que pareça, teve falta de luz. Entre outros acontecimentos que fazem deste local muito especial para Joinville.




Confirma mais fotos no Flickr!



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário